Publicado em: sexta-feira, 09/12/2011

Facebook: Cientistas desenvolvem aplicativo que protege privacidade dos usuários

Cientistas da Penn State University criaram um aplicativo que pretende alertar s usuários do Facebook sobre as informações que podem fornecer quando querem participar de um jogo ou demais aplicativos do site. Esta ferramenta quer proteger as pessoas contra fraudes e roubos de desenvolvedores mal-intencionados.

Muitos usuários do Facebook não sabem que vários de seus dados que são passados para os aplicativos pode lhes causar graves problemas. Alguns desenvolvedores de app podem lucrar com os usuários, compartilhando ou até mesmo vendendo seus dados para empresas, anunciantes e também ladrões de identidades da rede.

A professora assistente do curso de Ciências de Tecnologia e Informação da insituição, Heng Xu, foi quem comandou a pesquisa. A professora notou que as consequências de determinados aplicativos em questão a privacidade não são claras para a maioria dos usuários. Ela afirma que a única forma de saber onde suas informações serão usadas é ler os termos de uso mais de uma vez, e grande parte das pessoas não lê.

Através do aplicativo feito pelos cientistas, o usuário poderá escolher quais dados deseja compartilhar. As informações que podem ser ocultas são data de nascimento, cidade natal e atual e imagens. Porém, um porta-voz do Facebook afirmou que os aplicativos não são capazes de passar pelas configurações de privacidade e não podem vender as informações dos usuários.