Publicado em: sexta-feira, 23/09/2011

Facebook apresenta Timeline e mudanças no “curtir” durante evento f8

O Facebook anunciou mais uma alteração na maneira como os seus usuários podem acompanhar as atualizações dos seus contatos na rede social. Durante o evento ‘f8’, que aconteceu nesta quinta-feira (22) em São Francisco, nos Estados Unidos, Mark Zuckerberg, co-fundador da empresa, apresentou o conceito conhecido como ‘Timeline’. Com esse recurso, basta estar conectado a uma única página para visualizar todas as atividades do usuário. No momento, a novidade está disponível somente para os desenvolvedores.

A limitação do público que tem acesso ao recurso é uma característica da fase de testes do produto. Nas próximas semanas a alteração deve ser apresentada aos outros usuários. Além da introdução do recurso da “Timeline”, o Facebook também mudou a maneira de “curtir” as atualizações, pois agora os usuários vão poder mudar o estilo das suas ações. Ao invés de “curtir um livro”, por exemplo, o internauta poderá “ler um livro”.

Durante a apresentação do recurso, Zuckerberg afirmou que “criamos um jeito de contar todas as histórias importantes de sua vida em uma única página. É a história de sua vida e tem três pedaços. Seus aplicativos, suas histórias e um jeito de expressar quem você é. Queremos fazer do Timeline um lugar que você se orgulha de chamar de ‘casa’. Queremos que você expresse quem você realmente é. Você pode colocar uma ótima grande foto na parte superior da Timeline, além da foto de seu perfil.”

A intenção é que os usuários consigam mostrar as atividades que estão fazendo da maneira mais próxima possível da realidade. Portanto, não será mais necessário “curtir” todas as atualizações, mas sim informar qual ação está em andamento.