Publicado em: segunda-feira, 31/10/2011

Facebook apresenta novas ferramentas de segurança para os internautas

O Facebook, rede social mais popular nos Estados Unidos e que vem crescendo no Brasil, anunciou na semana passada uma nova ferramenta que deve aumentar a segurança dos seus usuários. A novidade faz uso dos amigos que determinado usuário tem nos seus contatos adicionados virtualmente. Caso o internauta tenha algum problema em acessar a sua conta pessoal, o mesmo poderá recorrer aos seus amigos de confiança para solucionar o problema.

De acordo com o texto publicado com o lançamento do novo recurso, o usuário poderá escolher de três a cinco amigos que vão poder ajudar quando acontecer algum problema no acesso à conta. Em um texto publicado no blog oficial da rede social, a equipe de segurança escreveu: “é como se você estivesse dando uma cópia da chave da sua casa a seus amigos”. Depois de fazer a indicação dos amigos mais confiáveis, cabe ao próprio Facebook enviar códigos a cada um para que sejam redirecionados ao dono da conta com problemas.

Outro recurso que aumenta a segurança do internauta na sua experiência com o Facebook diz respeito ao uso dos aplicativos. A rede social vai permitir que seja usada uma combinação de senhas para acessar os aplicativos, mas estes códigos vão ser gerados pelo próprio Facebook. Assim, o usuário não vai precisar memorizar cada senha.

Essas ferramentas ainda não foram testadas, mas devem passar por esse procedimento ainda nesta semana. No Brasil, o Facebook vem competindo acirradamente com o Orkut, rede social do Google, pois agora está crescendo na preferência dos usuários da internet.