Facebook anuncia novo método para recuperar senha

A rede social Facebook desenvolveu uma nova técnica para se recuperar a senha da conta pessoal. Como tudo no Facebook, está diretamente ligada aos contatos de cada usuário. A partir de agora, será possível recuperar a conta, devido ao esquecimento da senha, através da ajudar do grupo “amigos de confiança”.

Para começar, são definidos cinco amigos de confiança da sua lista de contatos. Serão enviados para eles códigos de segurança. Caso o usuário esqueça sua senha de acesso á rede, basta reunir três dos cinco códigos e inseri-los para ter novamente acesso à conta.

A técnica foi definida pelo Facebook como “dar a chave de casa a um amigo, quando se vai de férias”. Para definir os cinco amigos, é preciso apenas que o usuário entre nas definições de segurança de sua conta, clique na secção ‘amigos de confiança’ e confirme quais são os cinco nomes.

Após o anúncio, questões sobre a utilidade da ferramenta foram levantadas. Porque o usuário utilizaria essa fórmula, se pode apenas solicitar uma nova senha de acesso, enviado por email? A Rede justifica que, muitas vezes, a conta está associado a um email há muito tempo inutilizado.