Publicado em: terça-feira, 09/08/2011

Fabricantes de televisão 3D fecham acordo para produção de óculos padronizado

Três das principais montadoras de televisores decidiram criar um acordo para a produção de óculos 3D padronizado. As empresas Samsung, Sony e Panasonic decidiram trabalhar em conjunto após perceberam que a venda de televisores com a tecnologia 3D estava baixa por conta do custo elevado e pela falta de compatibilidade entre produtos. Com isso, o óculos padronizado vai facilitar a compra do cliente e incentiva a busca pelo televisor.

Outro problema na falta de padronização é pela tecnologia empregada para permitir o reconhecimento do dispositivo pela televisão. Atualmente, a Samsung prefere usar o bluetooth, enquanto a Sony e a Panasonic investem no infra-vermelho. Esse deve ser outro ponto levantado pelas empresas para decidir qual vai ser o formato de conectividade. Junto com as fabricantes de televisões, a produtora de óculos Xpand 3D também está no acordo de padronização. Os acessórios produzidos daqui em diante devem ter compatibilidade com os novos televisores, mas também com os modelos de 2011.

A previsão de chegada do produto padronizado às lojas é para 2012. Em pesquisa de mercado realizada para avaliar quais eram as maiores reclamações dos consumidores, o problema mais citado foi o próprio óculos. O custo de cada acessório pode variar entre 40 a 100 dólares, o que dificulta a experiência em grupo de assistir qualquer programação no televisor 3D.

Por mais que as empresas tenham entrado em um acordo, talvez isso não seja suficiente para fazer crescer as vendas do produto. Empresa especializada em pesquisas, a Nielsen divulgou que 59%, do total de 27 mil consumidores, responderam que “definitivamente não estão interessados” em uma televisão 3D.