Publicado em: terça-feira, 23/10/2012

Fábrica da BMW no Brasil deve começar a ser implantada no próximo trimestre

Fábrica da BMW no Brasil deve começar a ser implantada no próximo trimestreA primeira fábrica da BMW em toda a América Latina será na cidade de Araquari, no estado de Santa Catarina. O local será também o primeiro em que se montarão carros de luxo em todo o Brasil, como os modelos Sedan Série 3, Hatch Série 1 e X1 Crossover da marca.

A cidade de Araquari fica praticamente no meio do caminho entre as capitais Curitiba e Florianópolis, (a distância de Araquari para as duas capitais é de aproximadamente 160 km), e também fica próxima de cinco portos brasileiros, Paranaguá no Paraná, e São Francisco do Sul, Itapoá, Navegantes e Itajaí em Santa Catarina. Conforme apontou a prefeitura, o terreno em que será instalada a nova fábrica está próximo à BR-101, e garante fácil acesso à BR-280.

A fábrica, teve sua confirmação no dia de ontem, e haverá o investimento de mais de 200 milhões de Euros, (aproximadamente R$ 530 milhões) e deve fazer a produção de 30 mil veículos a cada ano, que equival a 1,7% do que a BMW produziu no ano passado.

A construção deve começar no próximo semestre, e espera-se que gere mais de mil empregos de forma direta. Conforme informou a prefeitura, as negociações da cidade com a gigante alemã iniciaram há um ano e meio.

Outras dez cidades foram apresentadas pelo governo de Santa Catarina para que a fábrica se instalasse dentro do Estado, que dará incentivos fiscais. Araquari ganhou força na disputa por fazer divisa com a cidade de Joinville, que é considerado como polo metalomecânico de Santa Catarina.

Não haverá produção de peças dos veículos que serão produzidas no Brasil, porém o automóveis serão montados totalmente na fábrica, fator este que envolverá a produção da carcaça, pintura do veículo e montagem.

Os primeiros veículos devem ter sua produção até o final de 2014, conforme apontou o governo catarinense.