Publicado em: domingo, 13/05/2012

F1: Maldonado é o primeiro venezuelano a vencer um GP da Fórmula 1

F1 MaldonadoO venezuelano Pastor Maldonado, que pilota pela equipe Willians, venceu neste domingo (13)
o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Espanha. Com a vitória, Maldonado escreve um capítulo na história da modalidade, já que depois de chegar em primeiro na prova realizada no circuito da Catalunha, ele é o primeiro venezuelano a subir no lugar mais alto do pódio em uma etapa da
Fórmula 1.

O piloto conseguiu se manter na frente mesmo com os constantes ataques realizados por Fernando Alonso na parte final da prova e fez com que a Willians ficasse no topo. Com isso, a Willians é a quinta equipe diferente a vencer em cinco etapas da temporada deste ano.

Vale lembrar que Maldonado foi responsável ainda por levar a Willians a uma vitória, fato que não acontecia desde o ano de 2004. Fernando Alonso, da escuderia italiana Ferrari, chegou em segundo lugar. O pódio foi completado por Kimi Raikkonen, da equipe Lotus.

Classificação Final

Os pilotos que conseguiram pontuar no Grande Prêmio da Espanha foram os seguintes: os três
primeiros já citados, seguidos por Romain Grosjean, da Lotus, Kamui Kobayashim da Sauber,
Sebastian Vettel, da Red Bull, em sexto, Nico Rosberg, da Mercedes, em sétimo. Lewis Hamilton
completou a corrida em oitavo, seguido por Jenson Button, ambos da McLaren. Nic Hulkenberg, da Force India, completou a lista dos dez primeiros colocados.

Classificação dos Brasileiros

O piloto brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, largou na décima sexta posição e no decorrer da prova ganhou cinco posições. Porém, ele foi prejudicado por uma punição e acabou a prova na décima quinta posição. Já Bruno Senna, da Willians, se envolveu em um acidente. O carro dele foi acertado pela carro do piloto alemão Michael Schumacher, que tentava fazer uma ultrapassagem. Com o acidente, os dois tivera que abandonar a prova.