Publicado em: terça-feira, 11/11/2014

Exposição passiva à fumaça de cigarro pode causar aumento de peso e resistência à insulina

Exposição passiva à fumaça de cigarro pode causar aumento de peso e resistência à insulinaSegundo uma pesquisa realizada por cientistas da Brighan Young University, nos Estados Unidos, pessoas que estão expostas à fumaça de cigarro de maneira passiva podem ter aumento de peso, estes dados seriam mais observados em crianças. O estudo foi divulgado no American Journal of Phisiology: Endocrinology and Metabolism.

De acordo com informações do professor de fisiologia e biologia do desenvolvimento da Universidade onde a pesquisa foi realizada, Benjamin Bikman, pessoas que moram na mesma residência que fumantes, em especial as crianças tem um risco maior de desenvolver problemas cardiovasculares e também problemas em seu metabolismo, ainda que estas só fiquem expostas a fumaça de cigarro dos demais moradores da casa.

Benjamin realizou a pesquisa utilizando cobaias de laboratório, estas ficavam expostas à fumaça de cigarro, depois disso o professor juntamente com seu colega Paul Reynolds, checavam as mudanças que ocorriam no metabolismo das cobaias. Através da pesquisa foi possível notar que os ratos que estiveram mais expostos ao cigarro tiveram maior aumento de peso que os demais, com a realização de uma análise mais específica, nas células dos animais, foi constatado que estas apresentavam o aumento da célula de gordura, chamada ceramida, que altera o funcionamento das células e além disso fazem com que elas fiquem resistentes à insulina, que é o hormônio que controla a redução de açúcar no sangue.

Para que estes dados referentes ao fumo passivo sejam descartados o ideal é administrar um inibidor da célula de gordura ceramida, isso foi feito com sucesso nas cobaias de laboratório. Agora a equipe que realizou o estudo deseja encontrar um que seja seguro para que os seres humanos que vivem num mesmo ambiente que fumantes, possam utilizar sem nenhuma contraindicação, para que assim possa inibir o aumento de peso e também a resistência de insulina em seus organismos.