Publicado em: quarta-feira, 18/06/2014

Explosão na Nigéria deixa mortos

Explosão na Nigéria deixa mortosA Copa do Mundo teve início no dia 12 de julho no estádio Itaquerão, em São Paulo. Apesar do clima de festa entre as torcidas, na Nigéria houve explosões e mortes. Na cidade de Damaturu, no norte do país, 21 pessoas morreram na última quarta-feira, dia 17 de junho, enquanto assistiam a partida entre Brasil e México.

No Brasil, o jogo teve início às 16h e neste momento já era noite na Nigéria. Um telão foi montado na cidade de Damaturu e várias pessoas assistiram ao jogo. De acordo com informações do hospital Sani Abacha, foram atendidas 27 pessoas feridas. Outras 21 morreram e, entre elas, estavam jovens e crianças.

Os moradores do local afirmaram que a bomba estava escondida dentro de um veículo pequeno. O carro estava estacionado perto do local onde o jogo foi transmitido. Após a explosão, nenhum grupo foi identificado. Mesmo assim, há suspeitas de que o Boko Haram tenha cometido o ataque já que realizou outros parecidos contra locais esportivos e centros de transmissão de futebol.

O grupo Boko Haram é islamita radical e tem como líder Abubakar Shekau. Ele já deixou claro em diversas ocasiões que o futebol não passa de uma perversão ocidental que tem como finalidade afastar os muçulmanos da religião islâmica. Na Nigéria, o futebol é o esporte favorito e a população costuma acompanhar os jogos com bastante animação.

Depois do incidente de ontem, os estados de Plateau (centro) e Adamawa (nordeste) optaram por fechar todos os locais onde seriam exibidas as partidas da Copa do Mundo em telões. Isso para evitar novos ataques e proteger a população. Os torcedores deverão permanecer em casa. A Seleção da Nigéria participou pela primeira vez de uma Copa do Mundo no ano de 1994. Na Copa de 2014, o primeiro jogo do país foi contra o Irã, na cidade de Curitiba. Nenhum dos dois times fez gol.