Publicado em: terça-feira, 11/10/2011

Experiências enviadas por estudantes ao espaço serão exibidas no Youtube

O Youtube juntamente com a gigante de computadores Lenovo desenvolverão com as agências espaciais europeia, japonesa e americara um “laboratório do espaço” na página de compartilhamento de vídeos. A iniciativa tem por objetivo incentivar o interesse dos jovens de todo o mundo pela ciência.

Os estudantes de 14 a 18 anos poderão se inscrever no concurso “Laboratório do Espaço”, do Youtube, até o dia 7 de dezembro. Os ganhadores serão divulgados em março e as experiências enviadas ao espaço no ano que vem, em um foguete japonês. Quem teve a ideia foi o diretor de marketing da companhia californiana de internet para África, Europa e Oriente Médio, Zahaan Bharmal.

Bharmal afirma que o Google foi criado por cientistas e é preciso inspirar novos pesquisadores. Os dois melhores experimentos serão enviados à Estação Espacial e tudo será transmitido em tempo real pelo Youtube como uma aula de ciências. Os projetos inscritos podem ser de categoria física ou biologia. E os estudantes devem caprichar, porque um dos jurados é ninguém menos que Stephen Hawking, físico e cosmologista.

Os estudantes que ganharem poderão escolher como prêmio assistir ao lançamento do foguete ou fazer uma visita ao centro de treinamento de cosmonautas, na Rússia. A página “Laboratório do Espaço” poderá se tornar permanente com informações sobre ciência. As informações sobre o concurso estão em youtube.com/user/spacelab.