Publicado em: terça-feira, 03/04/2012

Exigências para espanhóis que visitam o Brasil entram em vigor

Para conseguirem entrar no Brasil, os espanhóis precisaram passar por diversas exigências no desembarque. A medida foi adotada pelo governo do país como uma forma de reciprocidade ao tratamento dado para os brasileiros que tentam entrar na Espanha. As exigências são parecidas com as que foram adotadas pelo governo espanhol, sendo que são impostas em um período em que os brasileiros estão sendo impedidos de entrarem no país europeu se as exigências não forem atendidas.

Para a diplomacia da Espanha, a mudança das regras decidida pelo Itamaraty é um “claro sinal de retaliação”, mesmo que tarde, “dos episódios recorrentes no passado de brasileiros barrados no aeroporto de Barajas, em Madri”.

Negação

O Ministério das Relações Exteriores, por sua vez, afirma que a adoção das medidas não é uma forma de retaliação às humilhações que os brasileiros sofreram em território espanhol. Os brasileiros sofreram preconceito e discriminação na Espanha, e também foram proibidos de entrarem em contato com as autoridades de seu país de origem.

De acordo com as novas exigências, os espanhóis que desejarem entrar no Brasil devem ter em mãos um passaporte válido por seis meses, no mínimo, além de serem obrigados a apresentar os comprovantes das passagens de ida e volta com as datas marcadas. Os turistas devem ainda apresentar condições financeiras, sendo que deverão gastar até R$ 170 de despesas diárias no Brasil.