Publicado em: sexta-feira, 17/01/2014

Exercícios de resistência podem reduzir o risco da diabetes tipo 2

Exercícios podem reduzir o risco da diabetesUm estudo que foi liderado por cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard revelou que mulheres que praticam musculação tem menos chances de desenvolver diabetes.

Exercícios de resistência, como levantamento de pesos, flexões ou similares se tornaram superiores aos aeróbicos, mas isso se diz respeito somente ao diabetes.

Com pouco mais de 2 horas semanais os exercícios aeróbicos e pelo menos 1 hora de musculação as mulheres tiveram uma redução significativa de combate à doença comparando com as mulheres que não praticam nenhum tipo de esporte.

Os efeitos vieram rápido e a avaliação foi de que houve uma redução em 1/3 de chance de desenvolver diabetes do tipo 2. Sendo uma prática que os especialistas já tinham certeza que seria esse o resultado, os aeróbicos (natação ou corrida) ajudam na redução do risco de desenvolvimento nesse tipo de diabetes.

Para a garantia de uma maior proteção, exercícios de resistência sempre têm que ser adicionados junto à musculação, é o que revela o estudo de Harvard. Os estudiosos disseram ainda que a pesquisa não é perfeita, pois foram entrevistadas apenas enfermeiras, na maioria caucasianas e também foi levado em conta apenas os dados que estas mulheres lhe davam. Não foram checados ou confirmados nenhum dado. Mas o resultado foi comparado com outras pesquisas que foram analisados em grupos masculinos. O que ocorre é que a massa muscular em desenvolvimento pode ser um grande amortecedor contra a doença.

Tudo leva a crer que o diabetes 2 começa a desenvolver quando as células que fazem a produção de insulina já não funcionam de maneira adequada ou até mesmo quando a produção de insulina não é produzida como deveria ser.

Quem está acima do peso, com cada quilo que se perde, pode reduzir o risco em 15 por cento. O grande destaque da pesquisa é que quem faz exercício físico e mantêm uma vida saudável pode reduzir o risco da diabetes do tipo 2.