Publicado em: segunda-feira, 31/10/2011

Ex-presidente Lula começa o tratamento contra o câncer

Nesta segunda-feira, dia 31 de outubro o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva irá dar início ao tratamento contra o câncer na laringe, descoberto no último sábado. Lula passará por tratamento de quimioterapia no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, capital.

Em comunicado oficial, o Instituto Cidadania anunciou, na tarde de domingo, que as viagens e compromissos internacionais e também nacionais do ex-presidente Lula estão suspensas devido ao tratamento até o final de janeiro do próximo ano. O petista precisará de força e cuidados nestes meses.

Luiz Inácio Lula da Silva reclamava de dores de garganta e uma rouquidão mais intensa do que a de costume. Com isso, fez uma bateria de exames na noite do dia 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, o boletim médico do Hospital Sírio Libanês, informou que Lula está com um tumor maligno na laringe, e seu tratamento começaria com quimioterapia.

O câncer nesta região é muito mais comum em homens, e a maior incidência é na área do pescoço e cabeça. As principais causas que potencializam o câncer de laringe são o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Os sintomas são dificuldade ao engolir, dores de garganta, rouquidão, falta de ar e a sensação de estar com um “caroço” na região.