Publicado em: quinta-feira, 26/04/2012

Evento internacional de educação para as Américas será realizado no Rio

A Conferência das Américas para Educação Internacional (Caei) acontecerá entre os dias 25 a 28 de no Rio de Janeiro. O foco do evento é no campo da educação superior, envolvendo as Américas do Sul, Central, Caribe e Norte, além do objetivo de atrair a atenção de profissionais da área de diferentes partes do mundo para que se compartilhem e divulguem práticas, desenvolvam redes e novas oportunidades sejam debatidas.

A proposta tem como intenção abranger os hemisférios norte e sul. Este novo fórum para debate pretende se transformar no maior evento de reunião das instituições de ensino superior de toda a América, com benefícios para todo o continente, de uma forma geral.

David Johnston, o governador-geral do Canadá, ficará responsável pelo discurso na abertura do fórum. Na última terça-feira (24), o governador geral se encontrou com a chefe de estado brasileira, Dilma Rousseff, para discutirem a possibilidade de oferta de 12 mil bolsas nas universidades canadenses aos brasileiros.

De acordo com a página na internet oficial do evento, o fórum pretende ser um espaço para diálogo interamericano, para que exista a discussão das prioridades envolvidas com a internacionalização da graduação. De forma que, a conseqüência, é um fórum bastante dinâmico, onde a colaboração mútua entre os representantes de ensino é aprofundada.

O Caei 2012 está sendo organizado pela UFF, a Universidade Federal Fluminense, numa parceria com o Crub, o Conselho de Reitores das Universidade Brasileiras, da OUI, a Organização Universitária Interamericana e da Faubai, o Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais.