Publicado em: sexta-feira, 26/08/2011

Evacuações na Carolina do Norte continuam por causa do furacão Irene

Turistas e moradores da costa da Carolina do Norte foram orientados para evacuarem a região antes da chegada do furacão Irene, prevista para este sábado (27). Autoridades americanas estão conduzindo os procedimentos de segurança para que os danos sejam minimizados. No local também estavam atracados navios de guerra que foram transferidos para áreas que não estão na rota do furacão. A evacuação por conta do furacão começou na quarta-feira (24).

A previsão é que até 150 mil turistas deixem a região onde foi emitido o sinal de alerta para o furacão. As previsões mostram que as ilhas de Outer Banks devem ser atingidas neste final de semana. Para evitar maiores problemas, o primeiro dia de aula do ano letivo também foi cancelado e todas as escolas da região foram fechadas. O total de navios que estavam atracados era de 64, sendo que 36 vão ficar em alto mar enquanto os outros 28 vão ser atracados em outros lugares.

De acordo com o boletim mais recente divulgado pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA, o Irene se encontra neste momento nas Bahamas. Até agora, o furacão se classifica como um categoria 3, sendo que a escala vai até 5. Nas Bahamas ele já destruiu casas, derrubou árvores e causou inundações, mas não há registros de mortos ou feridos.

A preocupação também gira em torno da possibilidade do Irene passar para a Categoria 4, o que significa maior potência de destruição. Antes das Bahamas, o Irene também passou por Porto Príncipe, onde foi noticiada a morte de duas pessoas.