quinta-feira, abril 18, 2024
HomeMundoEuropa Central sofre com chuvas

Europa Central sofre com chuvas

Europa Central sofre com chuvasÁreas da Europa Central estão sendo devastadas devido às tempestades que tem acontecido nos últimos dias, às autoridades estão alerta, pois são níveis de chuvas inéditos já registrados em certas áreas. Mais de 100 estradas da região estão fechadas e muitos dos serviços de transporte tiveram que ser paralisados.

As águas na República Tcheca

A capital da República Tcheca, Praga é uma das cidades que mais sofreu com as inundações, Petr Necas, que é o primeiro ministro deste país pronunciou estado de emergência neste fim de semana a 50 cidades.

As autoridades deste país foram obrigadas a diminuir os serviços de transportes e fechar as estações de metro.

Vários prédios da era medieval com obras barrocas e renascentistas, reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por seus valores históricos formam o Centro Histórico.

Para tentar amenizar as forças das chuvas e preservar estas obras da humanidade, cerca de 2 mil soldados estão fizeram barreiras empilhando sacos de areia e utilizando metal em torno do Centro.

Cidades na Alemanha, Áustria, Polônia e Suíça também sofreram com as chuvas. Na Saxônia e na Baviera rios estão transbordando e inundando estradas importantes. O Rio Danúbio ajudou a inundar Passau e Rosenheim. Angela Merkel, chanceler federal alemã informou que o país ao lado do exército dará todo apoio nas regiões que foram atingidas.

Tempestades na Áustria

Na Áustria, duas pessoas desapareceram devido a deslizamentos de terras durante as torrenciais chuvas e mais duas morreram, mais de uma centena de casas tiveram que ser esvaziadas por suas famílias.

A maior parte das províncias do ocidente da Aústria (Alta Aústria), como Vorarlberg, Tirol e Salzburgo, receberam alertas de enchente. Devido aos deslizamentos nas regiões de Austrian Rail, Salzburgo e Tirol, elas estão sem os seus serviços ferroviários e parte da estrada que leva até o país vizinho, Suíça esta fechada pela enchente, estradas menores também.

Bombeiros, soldados e muitos voluntários estão mobilizados tentando desobstruir as estradas, retirar pessoas de locais periclitantes e erguer barreiras para evitar inundações. Porém de acordo com Zamg, centro de metereologia austríaco choveu a chuva nestes poucos dias são equivalentes a cerca de dois meses para esta mesma época do ano.

A previsão é que ainda leva um tempo até que as águas dos rios e enchentes baixem, os canais que emitem as previsões de tempo anunciam que as chuvas vão continuar.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias