Publicado em: quinta-feira, 28/06/2012

Eurocopa – Itália e Alemanha decidem vaga na final

Itália e Alemanha protagonizam um dos maiores clássicos do futebol mundial, e nesta quinta-feira (28), fazem a semifinal da Eurocopa. As duas tradicionais seleções se enfrentam na cidade de Varsóvia, na Polônia, a partir das 15h45 (horário de Brasília), decidindo quem irá enfrentar a Espanha na final do torneio continental.

Em campo, estarão duas situações opostas nesta Euro. Se a Alemanha chega à semifinal com o status de time que mais empolgou na competição, sendo a única com 100% de aproveitamento, a Itália garantiu seu lugar entre os quatro finalistas ao seu estilo mais tradicional: com um time sob desconfiança que alternou bons e maus momentos na competição.

A Alemanha aposta no bom futebol apresentado por jogadores como Özil, Khedira e sobretudo Schweinsteiger. Já a Itália se apoia no veterano Pirlo, comandante do meio campo e principal referência da equipe. Enquanto os alemães nas quartas de final golearam a Grécia, a ‘Azzurra’ precisou passar pela Inglaterra nos pênaltis na fase anterior.

A Itália ainda tem de lidar com o fato de que chegou a Eurocopa deste ano envolvida em mais uma polêmica envolvendo a manipulação de resultados. O país passou por uma grande investigação que resultou na prisão de jogadores, perda de pontos para equipes e até mesmo visita policial aos treinamentos do time de Cesare Prandelli, já que alguns jogadores da seleção italiana eram investigados.

No entanto, os italianos têm a seu favor um excelente retrospecto contra os alemães. A Azzurra nunca foi derrotada pela Alemanha em jogos da Eurocopa ou Copa do Mundo. É justamente este estigma que os alemães tentam derrubar. Nos últimos anos a equipe de Joachim Löw se acostumou a ver uma geração de bons jogadores apresentar um bom futebol mas ficar sem o título, como ocorreu nas Copas do Mundo de 2006 e 2010 e na Euro de 2008.