Publicado em: quarta-feira, 20/06/2012

Eurocopa – Definidos os confrontos das quartas de final

A Eurocopa, maior torneio continental de seleções, já tem definidas as oito equipes que seguem na briga pelo título na competição realizada na Polônia e Ucrânia. O Grupo D foi o último a definir os dois classificados, sem grandes surpresas, e confirmando a ausência do segundo time anfitrião na fase mata-mata.

Inglaterra, que venceu a Ucrânia por 1 a 0, com gol do atacante Wayne Rooney – que fez sua estreia na Euro após cumprir suspensão nas duas primeiras rodadas – garantiu a primeira colocação da chave. O segundo posto ficou com a França, classificada mesmo após ter perdido por 2 a 0 para Suécia na última rodada.

Com isso, a Euro 2012 definiu as semifinais com os duelos entre República Tcheca e Portugal, que será no dia 21, na cidade de Varsdóvia, na Polônia; Alemanha e Grécia, em Gdansk, também na Polônia, no dia 22; Espanha e França, no dia 23, na cidade de Donetsk, Ucrânia; e Inglaterra e Portugal, que se enfrentam na capital ucraniana de Kiev, no dia 24. Todos os confrontos acontecem a partir das 15h45 (horário de Brasília).

Alemanha, República Tcheca, Espanha e Inglaterra avançam para as quartas de final com o status de terem terminado a primeira fase na primeira colocação de seus grupos. Entre os oito finalistas, a maior surpresa talvez seja a Grécia, campeão em 2004 e que surpreendeu e eliminou a Rússia na última rodada da primeira fase.

Já os adversários dos gregos na próxima fase despontam como um dos maiores candidatos ao título. A seleção da Alemanha foi a única equipe a encerrar sua participação nos grupos com um aproveitamento de 100%. O time treinado por Joachim Löw teve boas apresentações e venceu sem maiores dificuldades as seleções de Portugal, Dinamarca e Holanda, fechando na liderança da chave que era apontada como o ‘grupo da morte’.