Publicado em: quinta-feira, 21/06/2012

Eurocopa 2012 – Portugal aposta em Cristiano Ronaldo contra República Tcheca

A fase ‘mata-mata’ da Eurocopa, torneio continental de seleções mais importante e que acontece na Polônia e Ucrânia, tem início nesta quinta-feira (21). Portugal e República Tcheca abrem as quartas de final em confronto que acontece na cidade polonesa de Varsóvia, a partir das 15h45 (horário de Brasília).

A principal aposta dos portugueses, é claro, recai sobre Cristiano Ronaldo. O atacante e um dos melhores do mundo iniciou a Euro-2012 sob desconfiança e com atuações modestas. Porém, no último joga da primeira fase, contra a Holanda, voltou a mostrar porquê é um dos jogadores mais badalados da atualidade, marcando dois gols e comandando a vitória portuguesa por 2 a 1.

Os portugueses conseguiram sobreviver ao ‘grupo da morte’ na primeira fase, que também tinha Alemanha e Dinamarca, se classificando na segunda colocação, tendo sofrido apenas uma derrota, justamente para os alemães, logo na estreia da competição. Já a República Tcheca terminou a fase de grupos em primeiro lugar, mesmo após ter sido goleada pela Rússia na rodada de abertura, por 4 a 1.

Os tchecos não poderão contar com um de seus principais jogadores, o meia Tomas Rosicky, que apresentou dores no tendão de aquiles. O discurso adotado pela República Tcheca é justamente jogar o favoritismo para os portugueses. As duas equipes já se enfrentaram nas quartas de final de uma edição da Euro, em 1996, e na ocasião os tchecos levaram a melhor, vencendo por 1 a 0. Em 2008 houve a ‘revanche’ portuguesa, com vitória por 3 a 1, na fase de grupos.

A seleção de Cristiano Ronaldo quer provar que segue sendo um das forças do futebol europeu, e busca a sua terceira semifinal de Eurocopa nas últimas quatro edições. No entanto, Portugal nunca conquistou um título da competição, tendo como melhor resultado um vice-campeonato, em 2004, quando jogou em casa mas acabou perdendo para a Grécia. O vencedor do confronto desta quinta-feira encara quem passar por Espanha e França, que jogam na sexta-feira.