Publicado em: segunda-feira, 02/07/2012

Eurocopa 2012 – Espanha goleia Itália e é tricampeã

A final da Eurocopa, que aconteceu ontem, domingo (01), só serviu para confirmar o favoritismo da Espanha desde o início da disputa. O time espanhol conseguiu deter a chamada “nova Itália”, que vinha com uma proposta diferente de jogo, usando as estrelas Balotelli e Pirlo.

Mas apesar do diferencial da Itália, quem conseguiu entrar para a história do futebol foi a Espanha, que se consagrou como a primeira seleção a alcançar três títulos muito importantes seguidos, sendo uma Copa do Mundo (2010) e outros dois continentais (2008 e 2012)

A Espanha conseguiu desempenhar sua melhor atuação dentro de toda a competição, vencendo a Itália na final por 4 a 0. A disputa aconteceu em Kiev, na Ucrânia. Ao lado da Alemanha, a seleção espanhola é agora a maior vencedora do torneio, com as três conquistas.

Outras conquistas

Além de mais um título alcançado, a Espanha ainda conseguiu calar os críticos que apontavam a estratégia de jogo espanhola estava muito parada nesta Eurocopa. Os críticos, muitos de outros países, provavelmente não se importariam se os jogadores Fàbregas, Casillas, Xabi Alonso e Iniesta estivessem jogando essa “chata estratégia” em seus times.Além deles,q uem também brilhou e se destacou foram David Silva e Jordi Alba, responsáveis por alguns gols.

O mais efetivo do time foi o jogador do Manchester City, que realizou dois gols, sendo um deles na final, dando ainda passes para outros três outros jogadores ao longo do torneiro. Além disso, ele é uma das revelações desta Eurocopa.