Publicado em: terça-feira, 26/06/2012

Eurocopa 2012 – Alemanha desafia tabu contra a Itália

A Alemanha é apontada como uma das principais seleções favoritas ao título da Eurocopa 2012. No entanto, se quiser justificar este favoritismo, os alemães terão de quebrar um tabu nas semifinais do torneio continental de seleções, que vem acontecendo na Ucrânia e Polônia.

Para avançar para a final, a Alemanha terá de passar pela Itália, adversária de quinta-feira (28) nas semifinais da Euro. No entanto, os alemães tem o incômodo retrospecto de nunca ter conseguido vencer a ‘Azzurra’ em partidas por torneios oficiais, seja, Eurocopa, ou Copa do Mundo. O último encontro entre as duas equipes ocorreu no Mundial de 2006.

O confronto da Copa do Mundo seis anos atrás, inclusive, é lembrado pelos italianos como grande inspiração para a Euro 2012. Assim como neste ano, Alemanha e Itália se enfrentavam na semifinal, e os alemães – que estavam jogando em casa – eram apontados como favoritos, por ter um futebol de melhor qualidade, enquanto que os italianos vinham de um ambiente tumultuado por conta de um escândalo de manipulação de resultados, fato que se repetiu em 2012.

A Alemanha, que nas quartas de final passou sem grandes problemas pela Grécia, tem como principal dúvida o volante Schweinsteiger, que sentina dores no tornozelo e descansou nos últimos dias. No entanto, o técnico Joachim Löw está otimista com relação à sua presença na partida. Já os italianos priorizam a recuperação física, após enfrentarem uma prorrogação e disputa de pênaltis contra a Inglaterra na fase anterior do torneio.

O técnico da Itália, Cesare Prandelli, reclamou do fato de a Alemanha ter dois dias a mais de preparação antes da semifinal e acredita que isto pode dar algum tipo de vantagem para os adversários. A outra semifinal da Euro 2012 será na quarta-feira (27), entre Portugal e a Espanha, atual campeã mundial e europeia.