Publicado em: segunda-feira, 09/04/2012

EUA terão mais dois consulados no Brasil

Os Estados Unidos terão mais dois consulados no Brasil, um em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e outro em Belo Horizonte, Minas Gerais. O país já possui quatro consulados norte-americanos: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Recife. A notícia foi confirmada pelo Consulado dos EUA de São Paulo e também pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que está com a presidente Dilma Rousseff em Washington.

Hillary Clinton, secretária de Estado norte-americana, informou em seu discurso que a abertura de mais dois consulados no Brasil confirma a expansão do relacionamento entre os dois países. Ela disse também que esta é uma forma de facilitar os vistos e viagens, quebrando as barreiras e promovendo o “contato interpessoal”.

Dilma nos EUA

Também nesta segunda-feira (9), a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, esteve com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em uma reunião privada. Com esta reunião, aumentam as expectativas de que medidas de facilitação da entrada de brasileiros em território norte-americano, e vice-versa, seja divulgada.

Em janeiro deste ano, o presidente Obama informou que os Estados Unidos pretende aumentar sua capacidade com relação aos processos de vistos para a China e também para o Brasil. Este aumento deve ser de 40% até o final deste ano, e faz parte de um pacote para trazer mais turismo para os Estados Unidos.