Publicado em: quinta-feira, 17/10/2013

EUA fará armaduras tipo ‘Homem de Ferro’ para soldados

EUA fará armaduras tipo ‘Homem de Ferro’ para soldadosOs fãs do filme da Marvel Homem de Ferro talvez nunca imaginariam que isso um dia pudesse acontecer, mas o exército dos EUA anunciou que estão criando armaduras semelhantes ao filme de Tony Stark nos soldados americanos. Uma comissão formada por um grupo de elite do exército se uniu com universidades e laboratórios de tecnologia para colocar em prática o sonho da armadura ideal.

A armadura foi batizada com nome TALOS (Tactical Assault Light Operator Suit) e será idealizada com níveis de aparatos inteligentes e detectores que protegeriam o soltado lá dentro. Segundo oMashable, a ideia foi do almirante Bill McRaven em maio, causado após uma baixa entre um dos seus soldados, morto no Afeganistão.

Para que tudo saia da ficção e vire realidade, o professor de engenharia química Norman Wagner, da Universidade de Delaware, está empregando a nanotecnologia para inventar um equipamento de cerâmica líquida que se modifica virando uma casca densa quando algo alcança a camada líquida, sejamos mais claros, uma bala de revólver.

A armadura também virá com um exoesqueleto que adicionará o desempenho do militar, transformando-o numa condição de super-humano. Terá braços e pernas hidráulicas incorporáveis.

Um campo de visão com competência para capturar o que ocorre nos 360º em volta do soldado, aumentando seu poder de reação, além de facilitar que ele veja à noite e localize os oponentes com técnicas de localização que aparecem na tela como faz o Google Glass.

A parte física do soldado será avaliada sistematicamente através de terminais inteligentes que inspecionam a temperatura corporal, batimentos cardíacos, níveis de hidratação entre outros aspectos fisiológicos. Este conglomerado de tecnologia deverá ficar pronto em três anos, mas não se sabe quanto os americanos desembolsarão pelo Iron Man da vida real.