Publicado em: segunda-feira, 10/10/2011

EUA aprova remédio que trata diabetes e pressão alta em único comprimido

Na sexta-feira (7), a Food and Drug Administration (FDA, órgão responsável por regulamentar todos os remédios e alimentos nos Estados Unidos), aprovou uma nova droga que é composta por substancias que são utilizadas para o tratamento da redução dos índices de colesterol e da diabetes tipo 2. O novo medicamento recebeu o nome de Juvisync, e promete tratar as duas condições em apenas um comprimido.

Um dos componentes do remédio é a sitagliptina, que é utilizada para a diminuição dos índices de açúcar no sangue. Já a sinvastatina, ajuda no combate do LDL, conhecido como “colesterol ruim”. “É o primeiro produto a combinar as drogas para o tratamento desses dois problemas em apenas um comprimido”, disse em um comunicado a diretora da Divisão de Metabolismo e Endocrinologia Produtos no Centro do FDA, Mary H. Parks.

De acordo com a FDA, o Juvisync deve ser utilizado por 40% da população que apresenta diabetes no país e ainda apresenta o colesterol elevado. Estas duas condições são consideradas fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

Para conseguir realizar o tratamento de diferentes tipos de paciente, o medicamento estará disponível três dosagens diferentes. Em todos os casos, a sitagliptina terá 100 miligramas, quando as doses alteradas será da sinvastatina. Sobre o uso da sinvastatina, a FDA decidiu por aprovar o medicamento já que os riscos apresentados são considerados pequenos em relação aos benefícios do controle dos níveis de colesterol. Ainda assim, a fabricante do Juvisync deve realizar novos testes clínicos para observar os possíveis efeitos da droga.