sábado, abril 20, 2024
HomeSaúdeEstudo revela que maior consumo de café pode reduzir chances de obter...

Estudo revela que maior consumo de café pode reduzir chances de obter diabetes

Estudo revela que maior consumo de café pode reduzir chances de obter diabetesUm estudo publicado na revista “Diabetologia”, da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes, na última quinta-feira (24), revela que aumentar uma xícara e meio do consumo de café em um período de quatro anos, ajuda a reduzir em até 11% o risco de diabetes. Essa relação entre o café e a diabete teve mais atenção quando ainda se associava uma incidência menor do diabetes tipo 2 com o maior consumo de chá e café, então a partir disso os cientistas resolveram avaliar melhor a situação.

Os autores da pesquisa então chegaram a conclusão e afirmaram que as pessoas que aumentarem o consumo de café em mais de uma xícara por dia durante quatro anos demonstravam um risco de 11% menor de contrair diabetes tipo 2 em relação aos que mudaram seus hábitos no consumo do café.

Mais café X Menos café

Diferente dos pacientes que reduziram o consumo do café em até uma xícara, apresentaram depois de algum tempo o risco de desenvolver diabetes tipo 2 superior a 17%. Mesmo com essa constatação, de que a falta de café pode deixar os pacientes mais propensos a doença, não foi identificado um impacto do consumo de chá e café descafeinado no risco de diabetes.

Os que continuaram consumindo uma maior quantidade de café, de 3 xícaras de café ou mais, demonstraram um nível ainda menor de risco de diabetes, 37% inferior ao dos que consumiam em menor quantidade, de uma xícara ou menos ao dia. Segundo os autores da pesquisa, as mudanças nos hábitos de consumo de café parecem impactar o risco de diabetes em um prazo relativamente curto. “Nossas pesquisas confirmam estudos prospectivos anteriores segundo os quais um consumo maior de café era associado a um risco menor de diabetes tipo 2”, concluem.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias