quinta-feira, abril 18, 2024
HomeSaúdeEstudo revela que estresse crônico no casamento pode causar depressão

Estudo revela que estresse crônico no casamento pode causar depressão

Estudo revela que estresse crônico no casamento pode causar depressãoUm estudo feito pela Universidade de Wisconsin-Madison revela que quem acaba passando por estresse conjugal crônico podem estar mais expostos à depressão, assim foi divulgado pela revista científica “Journal of psychophysiology”. De acordo com os autores, essa descoberta pode auxiliar a desvendar como as pessoas se tornam mais vulneráveis à doença do que outras. Os pesquisadores acreditam que o estresse conjugal crônico pode ser um fator determinante para que se chegue a resposta do motivo pelo qual à depressão é causada.

Para que se chegasse ao resultado, foi necessário que fossem escalados muitos voluntários casados que contribuíssem respondendo os questionários sobre seu nível de estresse, além disso, também responderam perguntas relacionadas a qualidade do casamento e a frequência com que eles se chateavam com o cônjuge. Após nove anos, foram entregues outros questionários para que respondessem e logo após tiveram que passar a testes laboratoriais para que fosse possível verificar como eram suas reações diante das experiências negativas e positivas.

Conclusão

Baseando-se nisso, os pesquisadores mediram o tempo que durou a reação com cada experiência, no último teste, os voluntários foram convidados para observar algumas imagens, por exemplo, algumas representando experiências boas e outras representando experiências negativas, com isso, mediram quanto tempo durou esse tipo de reação que cada um teve após ter contato com essas experiências.

Após todos os estudos, foi chegado à conclusão de quem os que disseram ter maiores níveis de estresse conjugal tinham respostas curtas quando eram remetidas as experiências positivas, isso indica que eles tem maior dificuldade de aproveitar os bons momentos, não houve uma diferença muito grande relacionada as experiências negativas. Segundo os autores, a dificuldade em desfrutar das experiências positivas é uma das características da depressão e coloca a pessoa em risco para outros sintomas depressivos.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias