sábado, abril 20, 2024
HomeEducaçãoEstudo revela que desenhos de crianças podem indicar sua futura inteligência

Estudo revela que desenhos de crianças podem indicar sua futura inteligência

Estudo revela que desenhos de crianças podem indicar sua futura inteligênciaUm estudo feito pela universidade britânica King’s College demonstra que a forma como as crianças desenham aos 4 anos de idade, pode indicar como será desenvolvida sua inteligência no futuro. Há dez anos, pesquisadores pediram a 7.752 pares de gêmeos que desenhassem uma criança, depois de prontos, eles avaliaram os rabiscos e classificaram de acordo com o número de elementos presentes, como a cabeça, pernas, mãos e pés. Além dos desenhos, os pesquisadores fizeram testes de inteligência com as crianças, esses, foram repetidos após alguns anos, quando os meninos e meninas já haviam completado 14 anos.

A partir disso, eles encontraram uma ligação entre os desenhos e os resultados dos testes feitos anos depois. Esse tipo de procedimento é chamado de teste do desenho da figura humana, e não é novidade, foi criado em 1920 com o intuito de avaliar a inteligência de crianças de quatro anos de idade. De acordo com a coordenadora da pesquisa, Rosalind Arden, o hábito de desenhar é um comportamento primitivo, existindo há mais de 15 mil anos, e é por meio do desenho que é possível identificar o que se passa na mente. Ela diz ainda que a capacidade de reproduzir figuras é algo exclusivo dos humanos e um sinal de habilidade cognitiva.

Ligação moderada

Parecido com a escrita, mas que modificou a capacidade da espécie humana de armazenar informação e construir uma civilização, Arden afirma que não foi uma surpresa ver a complexidade dos desenhos das crianças de quatro anos de idade, ela conta que na realidade o que a surpreendeu, foram as correlações com a inteligência dez anos depois. A coordenadora destacou que essa ligação entre os dois é algo ‘moderado’, o fato de crianças desenharem mal, não deve preocupar os pais, porque a habilidade de desenhar não determina a inteligência.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias