Publicado em: segunda-feira, 22/08/2011

Estudo norte-americano comprova estereótipo das tecnologias em pesquisa da Hunch

Pesquisa realizada pela empresa Hunch, de Nova York, mostra resultados comparando usuários dos celulares inteligentes de diferentes sistemas operacionais: o iOS, para iPhone, e o Android, desenvolvido pelo Google. Foram entrevistadas 15.000 pessoas. De acordo com o estudo, os usuários do iPhone são mais refinados do que aqueles que fazem parte do segundo grupo. Além disso, os donos de iPhones se consideram com espírito de liderança, tem renda mais alta e conseguem viajar ao exterior com mais frequência.

Ao mesmo tempo em que foi verificado que a pesquisa não se mostra como mais um golpe da internet, como foi o caso do estudo sobre a diferença entre os QIs dos usuários do Internet Explorer para outros navegadores, críticas surgiram sobre a questão dos resultados da Hunch mostrarem o estereótipo das tecnologias. Com isso, fica confirmada a diferença cultural e econômica entre aqueles que valorizam gastar com o produto mais caro, o iPhone, e aqueles que não se preocupam tanto com isso, como é o caso dos usuários do Android.

Outra diferença apontada pelo estudo tem relação com as preferências gastronômicas de cada grupo. De acordo com a Hunch, os usuários do iPhone gostam mais de sushi, ‘tapas’ espanhóis e comida tailandesa. Ao mesmo tempo, o grupo do Android indicou o churrasco e frango como pratos preferidos.

Diferenças no gosto de bebidas também foram levantandas. No quesito das opções de vinho, ambos os grupos indicam gostar da bebida, mas escolhem uvas diferentes. Os usuários do iPhone preferem um Malbec, enquanto o grupo do Android fica com Shiraz e Moscato.