sexta-feira, abril 19, 2024
HomeSaúdeEstudo mostra relação entre consumo de arroz branco e diabetes tipo 2

Estudo mostra relação entre consumo de arroz branco e diabetes tipo 2

Pesquisadores da área da saúde indicaram, depois de um estudo, que o consumo elevado de arroz branco tem relação com a incidência de diabetes tipo 2. Os estudiosos disseram que ainda precisam de relatórios mais aprofundados para comprovar a relação, no entanto indicam que as comidas com muito açúcar e gorduras devem ser evitadas. O artigo com os resultados desta pesquisa foi publicado nesta quinta-feira.

Segundo um dos pesquisadores, o grupo descobriu que o arroz branco pode aumentar o risco de a pessoa ter diabetes tipo 2 quando usado com muita frequencia e em grandes quantidades. O caso mais preocupante, por exemplo, é da comunidade asiática que utiliza muito arroz na sua alimentação diária. Ele acrescentou que é preciso também prestar atenção em outras coisas que se come e variar os tipos de alimentos ingeridos.

Estudo de campo fez acompanhamento da alimentação de orientais e ocidentais

Esse dados sobre a relação entre o arroz e diabete tipo 2 é resultado de uma análise mais ampla feita em quatro países: Austrália, Estados Unidos, China e Japão. Nestas pesquisas feita em cada um dos países, foram acompanhadas 350 mil pessoas durante 18 anos. Desse total de pessoas, 13 mil desenvolveram a doença, sendo que os casos mais significativos estão na China e no Japão. Quem comeu mais arroz revelou 55% a mais de chances de desenvolver a doença. Já onde o consumo de arroz e menor, como nos Estados Unidos ou na Austrália, são apenas12%.

As pessoas que participaram do estudo nos dois países asiáticos consumiram de três a quatro porções de arroz por dia. Nos países ocidentais era sempre uma ou duas porções, no máximo. O arroz branco é o mais comum no mundo todo e é rico em amido.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias