Publicado em: sábado, 26/05/2012

Estudo mostra que menos de 5% das ruas do país tem rampa para cadeirantes

De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (25), apenas 4,7% das ruas de todo o Brasil possuem rampas de acesso para pessoas que utilizam cadeiras de rodas.

A pesquisa foi feita com base em dados do Censo de 2010 e ainda mostrou que nenhuma cidade brasileira conta com todas as ruas com rampas de acesso.

O município que mais tem rampas de acesso para os cadeirantes é a de Jaguaribara, no Ceará, que está localizada a 255 quilômetros de Fortaleza. Segundo os dados do IBGE, 75,5% das ruas da cidade contam com os acessos desenvolvidos para atender aos cadeirantes.

Já entre as cidades que possuem mais de 1 milhão de habitantes, Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, tem 23,3% dos seus logradouros com rampas para cadeirantes.

Já na cidade de São Paulo, a maior do nosso país, as rampas estão presentes em apenas 9,2% das ruas. Já no Rio de Janeiro, esse percentual é de 8,9%, de acordo com as informações contidas no levantamento do IBGE.