Publicado em: quarta-feira, 22/05/2013

Estudo indica Skol como marca mais valiosa do Brasil

Estudo indica Skol como marca mais valiosa do BrasilMais valiosa que a Petrobrás. O apontamento internacional divulgado pela BrandZ™ indica que a marca de cerveja Skol lidera o ranking brasileiro e é a terceira mais valiosa da América Latina – perdendo apenas para a Corna e a Telcel. O estudo foi promovido pela Millward Brown Optimor.

A valorização foi obtido graças ao crescimento acumulado de 39% em 2013. O valor da marca está avaliado em US$ 6, 520 bilhões, segundo a BrandZ™. Além de ter acumulado capital, a posição foi conquistada devido à queda de 45% da empresa de energia Petrobrás, que passou de US$ 10, 560 bilhões (em 2012) para US$ 5,762 bilhões (em 2013). Com relação ao ranqueamento do ano anterior, a empresa registrou queda de três posições. Uma das diretoras do grupo Millward Brown no Brasil explicou que a Petrobrás perdeu valor de marca tentando segurar a inflação com preço o abusivo dos combustíveis, artifício político do governo.

Segundo a diretora executiva, Valkiria Garré, a criação de vagas de trabalho e estímulo no comportamento do consumidor fizeram com que o varejo, setor alimentício e vendas de cerveja disparassem no primeiro semestre. A Skol conseguiu observar bem o momento de crise para fortalecer a marca, diz Garré.

A líder sulamericana Corona subiu três posições com relação ao ano passado. Tem marca avaliada em US$ 6,620 bilhões, enquanto a segunda colocada, Telcel, registra US$ 430 milhões a menos. Abaixo da Skol e da Petrobrás está a Falabella (US$ 5,611 bi) – que perdeu duas posições. Do sexto lugar em diante, todos aparecem pela primeira vez no ranking Millward. O banco Bradesco (US$ 5,446 bi), a Ecopetrol (US$ 5,137 bi), a telefonia Claro (US$ 4,454 bi), o banco Itaú (US$ 4,006 bi) e a Aguila (US$ 3, 3903).