Publicado em: quarta-feira, 18/09/2013

Estudo diz que empresas usam Linux para diminuir custos

Estudo diz que empresas usam Linux para diminuir custosUm estudo foi encomendado pela SUSE para saber quais os motivos que levavam as empresas a implementar o Linux em seus ambientes de trabalho. Algumas das características citadas pelos entrevistados foram segurança e escalabilidade.

A pesquisa foi feita com 200 executivos de TI de empresas que são de grande ou de médio porte. A maioria das empresas que fizeram parte do estudo tem mais de cinco mil trabalhadores em seus quadros de funcionários e são empresas de setores como educação, varejo, governo, indústria, assistência médica e de serviços financeiros. Do total de entrevistados, 83% afirmaram que utilizam o Linux em seus servidores. Outros 40% ainda afirmaram que o Linux é o principal sistema operacional utilizado na empresa ou é utilizado como uma de suas principais plataformas.

Ao explicarem porque utilizam o Linux em seus servidores e em seus computadores, os entrevistaram afirmaram que um dos motivos para que ele fosse o sistema operacional escolhido é que seu custo total de propriedade é menor, além de ter um maior desempenho. Além disso, os entrevistados afirmaram que com os clientes gostam de evitar terem que depender de fornecedores e que, com o Linux, eles conseguem essa independência.

Linux como escolha

Cada dia mais o Linux está sendo o sistema operacional escolhido pelas corporações para fazerem aplicações fundamentais. Das entrevistadas, 69% executam ou irão executar aplicações operacionais, 62% fazem armazenamento de dados, 62% utilizam para inteligência de negócios, 42% no relacionamento dos clientes e 31% utilizam ou vão utilizar o Linux nos recursos empresariais no próximo ano.

De acordo com os especialistas, era de conhecimento que o Linux tinha avançado em 20 anos de operação da SUSE, mas que com essas informações obtidas pela pesquisa, pode-se ver quanto e como isso tem acontecido. As entrevistas para o estudo foram feitas entre abril e maio deste ano.