quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEsportesEstudo derruba teoria de que é possível detectar mentira com movimentos oculares

Estudo derruba teoria de que é possível detectar mentira com movimentos oculares

Estudo derruba teoria de que é possível detectar mentira com movimentos ocularesA teoria elaborada nos anos 1970 afirma que é muito simples saber quando uma pessoa está mentindo e, para isso, basta prestar atenção nos movimentos dos olhos do indivíduo. Caso a pessoa seja destra, ela estará contando a verdade se os olhos se movimentarem para cima e para esquerda. No entanto, se eles foram para cima e para a direita, quer dizer que a pessoa está buscando os centros de criatividade para poder criar uma mentira.

Esta teoria é muito ensinada até hoje em treinamentos de neurolinguística, no entanto, ela pode ser quebrada com uma nova pesquisa. A teoria dos movimentos oculares para detectar uma mentira nunca foi completamente comprovada pelos cientistas e, para alguns, isso é apenas pseudociência.

Pesquisa

O novo estudo foi publicado pelo “PLos One”, e foi controlado por pesquisadores da Grã-Bretanha. Eles fizeram o monitoramento dos movimentos oculares de 32 indivíduos destros. Enquanto era feita a análise, as pessoas contavam para um pesquisador algumas verdades e mentiras relacionadas a acontecimentos recentes. De acordo com o estudo, os olhos não se moviam de maneira padrão para que se pudesse detectar uma mentira.

Outro teste foi realizado, em que 50 pessoas deveriam procurar alguns sinais de mentiras nos demais indivíduos. Metade do grupo recebeu instruções para que procurassem estes sinais nos movimentos oculares. No entanto, esta equipe não se saiu melhor no teste do que a outra que não recebeu as instruções.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias