Publicado em: segunda-feira, 10/02/2014

Estudo aponta que vitamina C pode ajudar em tratamento de câncer

Vitamina C pode ajudar em tratamento de câncerQuem publicou o estudo foi a revista científica Science Translational Medice, e a pesquisa foi desenvolvida pela Universidade do Kansas, nos Estados unidos. Segundo os estudiosos, a vitamina C pode ser de grande auxílio no tratamento de pacientes com câncer, principalmente em mulheres com tumores nos ovários.

Já há algum tempo a vitamina C vem sendo utilizada como uma forma alternativa de terapia contra o câncer, sem ter sua eficiência comprovada. Depois, testes mostraram que quando a vitamina C é ingerida através da boca o corpo humano a expele rapidamente. Já nos anos 70, a utilização da vitamina no tratamento foi defendida pelo químico Linus Pauling, mas ingerida na forma intravenosa.

Testes

Os pesquisadores injetaram em laboratório vitamina C em células de ovário cancerígenas. Além disso foram utilizados camundongos em testes e, então, 22 pacientes com câncer de ovário testaram o experimento.

Observou-se que, enquanto as células normais não sofreram nenhum tipo de alteração, as células afetadas pelo câncer que receberam vitamina C em laboratório reagiram após a aplicação da substância. Os pacientes disseram ter sofrido menos com a quimioterapia e, nos camundongos, o tamanho do tumor diminuiu.

Dificuldades

Segundo a pesquisadora Jeanne Drisko, o interesse dos oncologistas pela vitamina C como auxiliar no tratamento do câncer é crescente. A ideia também popularizou-se entre os pacientes, já que consiste em uma forma barata e segura de remédio. Para confirmar a certeza dos resultados, ainda são necessários maiores testes, com um número maior de pacientes. A dificuldade ao avanço das pesquisas é que, como a vitamina C é um produto natural e não pode ser patenteado, as empresas farmacêuticas não possuem interesse em financiar as pesquisas.

(Com informações da BBC)