Publicado em: quinta-feira, 29/09/2016

Estudo aponta que ter objetivos ajudar a prevenir doenças cardíacas

Estudo aponta que ter objetivos ajudar a prevenir doenças cardíacasPesquisadores do Hospital Mount Sinai, nos Estados Unidos, concluíram com uma investigação que ter uma objetivo na vida é uma medida que pode resultar em diminuição dos riscos de desenvolvimento de doenças do coração. A pesquisa avaliou dados obtidos com mais de 135 mil pessoas. Estas informações foram levantadas pelos pesquisadores através de outros dez estudos relevantes na área de prevenção de doenças cardíacas.

A apresentação dos resultados dessa pesquisa, em forma de arquivo, aconteceu na última semana, durante o Congresso da Sociedade Americana do Coração. O estudo aponta que ter um propósito claro na vida para se alcançar tem relação com 23% de redução da mortalidade em geral, chegando a quase 20% quando mais especificamente sobre doenças cardíacas, como derrame ou um ataque do coração. O autor do estudo explicou que desenvolver e buscar por formas de alcançar suas metas pessoais pode ajudar a proteger a saúde do coração e até mesmo salvá-lo de futuros problemas.

O autor do explica que as pessoas devem começar a buscar e definir propósitos na vida como parte da saúde em geral. Caso contrário, é preciso alcançar isso para obter uma melhoria em seu bem estar de forma geral. O coautor do jornal também é diretor de Programas de Bem Estar e Prevenção do Hospital responsável pela pesquisa. Ele ressaltou que os estudos anteriores nessa área já haviam conseguido relacionar uma série de fatores psicossociais a ocorrência de doenças cardíacas. A relação era válida para os mais positivos, como apoio social e otimismo, como também para os negativos, como depressão e ansiedade.

Esse novo levantamento, entretanto, pode ajudar a direcionar as pesquisas do futuro para que os médicos avaliem a importância de se criar propósitos de vida como um fator determinante para manter a saúde do coração e o bem estar do corpo de maneira geral, usando esse critério como uma forma de despertar maior senso de preocupação nas pessoas. A busca por esse objetivo não pode estar associada ao estresse do trabalho e do dia a dia, a meta em questão se trata de algo mais a longo prazo, como a concretização de um projeto ou realização de um grande sonho.