Publicado em: sexta-feira, 25/04/2014

Estudo aponta que consumo de café pode reduzir risco de diabetes

Estudo aponta que consumo de café pode reduzir risco de diabetesO consumo de café possui inúmeras controvérsias, para muitos estudiosos o produto é prejudicial à saúde, principalmente em casos de hipertensão, no entanto, cientistas descobriram que aumentar o consumo de café em aproximadamente uma xícara e meia ajuda a reduzir em até 15% o risco de doenças como a diabetes. A descoberta foi publicada na revista voltada aos estudos contra a doença, Diabetologia, da Associação Européia para o Estudo da Diabetes.

Cientistas afirmar que usaram como base alguns estudos anteriores de que havia menor incidência do diabetes tipo 2 quando o individuo possui um costume de tomar chá e café, e a partir disso, quiseram acompanhar de perto se as duas bebidas podem atuar como repelentes da doença.

Ao acompanhar os pacientes, foi descoberto que aqueles que reduziram o consumo de café aumentaram em quase 20% o risco de desenvolver diabete tipo 2, no entanto, não foi estudado se há diferença com o chá e café descafeinado em casos de diabetes.

Por outro lado, pesquisadores constataram que o risco destes pacientes de serem diagnosticados com diabetes para aquelas pessoas que aumentaram em três xícaras de café, surpreenderam os pesquisadores, pois diminuíram o risco de adquirir a doença em quase 40%.

De modo que para os autores da pesquisa, a quantidade de café pode interferir na doença e de alguma forma, reduzir as chances de os pacientes adquirirem a doença. “Os estudos que realizados apenas corroboram com outras pesquisas já realizadas e evidencia que uma xícara ou duas pode evitar o diabetes, resta saber quais as propriedades do café ajudam em tal prevenção”, releva.