sexta-feira, abril 19, 2024
HomeEducaçãoEstudantes podem se inscrever até quarta-feira (29) para concorrer a bolsas nos...

Estudantes podem se inscrever até quarta-feira (29) para concorrer a bolsas nos EUA

Os professores e pesquisadores que se pretendem se candidatar a uma bolsa de estudos nas áreas de ciências humanas e sociais na Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, precisam realizar sua inscrição até quarta feira (29).

O programa oferece uma bolsa anual no com o valor e US$ 5 mil mensais, que dura por até nove meses, juntamente com um auxílio instalação de US$ 2 mil. O bolsista também conquista o direito a um seguro-saúde, passagem aérea de ida e volta, além de moradia no campus da universidade norte-americana.

Seleção dos bolsistas

O principal objetivo do programa é oferecer apoio a cientistas brasileiros das áreas de ciências humanas e sociais, além de promover uma aproximação, diálogo e aprofundamento do conhecimento das duas culturas e sociedades. Para disputar uma das bolsas, o pesquisador precisa comprovar a conclusão do curso de doutorado após o ano de 1994 e antes de 2005, além de precisar estar credenciado como professor e orientador em programa de pós-graduação vinculado a Capes. Os candidatos que forem selecionados deverão receber a bolsa em agosto.

O candidato que puder se dedicar em regime integral às atividades acadêmicas e que atue nas áreas de antropologia de populações urbanas, sociologia e história do Brasil, com enfoque nos movimentos sociais contemporâneos terão preferência na seleção das bolsas.

As bolsas são ofertadas pelo programa Drª Ruth Cardoso, numa parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o Ministério da Educação (MEC), com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a Universidade de Columbia e a Comissão Fulbright (Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil).

A inscrição precisa ser feita pela internet. Deve ser feito o preenchimento do formulário de inscrição todo em inglês, além da apresentação de currículo (syllabus) do curso proposto, apresentando no máximo dez páginas. Deve também apresentar três cartas de recomendação em inglês, juntamente com um currículo atualizado em português disponível na Plataforma Lattes, um currículo resumido em inglês e o projeto de pesquisa a ser desenvolvido nos Estados Unidos. Outras informações através do e-mail fulbright@capes.gov.br e pelo telefone (61) 2022-6668.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias