Publicado em: terça-feira, 11/03/2014

Estresse, depressão, cansaço e dietas são as principais responsáveis pela queda de cabelo nas mulheres

Estresse, depressão, cansaço e dietas são as principais responsáveis pela queda de cabelo nas mulheresA maior reclamação das mulheres quando se trata dos cabelos, geralmente tem relação com a queda e a fraqueza dos fios, entretanto, o que muitas não sabem é que esse problema é ligado diretamente ao estresse, cabelo constantemente preso e dietas malucas que em sua maioria não possui acompanhamento médico. Segundo o médico e presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia (ciência responsável pelo estudo dos pelos), Luciano Basanti, o problema da queda de cabelos nas mulheres tem ligação com problemas hormonais e até mesmo genéticos, contudo, ele também afirma que ultimamente tem se observado que o estresse, a depressão e o cansaço, é responsável juntamente com as questões genéticas.

O ambiente e a temperatura também podem influenciar na queda dos fios, porém é preciso diferenciar os mitos das verdades e quando o assunto é cabelo, há muitas histórias que não são reais, mas por falta de conhecimento, algumas mulheres se arriscam usando métodos falhos para tentar mudar essa situação capilar. De acordo com o cirurgião plástico Carlos Ubel, ele diz que é imprescindível que se preste atenção em como dietas nutricionais são feitas, porque nessas chamadas “dietas malucas”, há uma carência de nutrientes, vitaminas e sais minerais que trazem consequências para a saúde das madeixas, agindo diretamente e causando o enfraquecimento dos fios. Ele também afirma e dá um recado para quem tinge o cabelo. “É preciso se atentar com o excesso de tintura, alisamentos e progressivas, porque também danificam o cabelo”, finaliza.

Recuperação dos fios

Para identificar qual o problema dos fios e do que ele precisa para ele voltar a ser forte, há um exame de microcospia atômica, que com ele é possível descobrir qual o tipo de problema. Atualmente, existem muitos tipos de tratamento, desde procedimentos mais simples como cremes capilares, até os mais intensos, como micotransplante capilar.