Publicado em: sábado, 07/06/2014

Estilistas criam coleção voltada para deficientes visuais

Estilistas criam coleção voltada para deficientes visuaisUma ideia criativa e inovadora, chamou a atenção na casa de Criadores na última sexta-feira (6), em São Paulo. Novos estilistas produziram para a edição de verão 2015, o diferencial é: roupas modernas e casuais para deficientes visuais. A riqueza de detalhes se destacou, como bolsos para celular, a substituição de botões para elástico e tecidos que diferem os lados da roupa e não deixam a pessoa se confundir.

Um dos estilistas que foi responsável pela criação desses looks, foi Igor Dadona, ele é designer de moda masculina e para o desfile criou jaquetas e calças de formas diversas. O jovem estilista conta que, não teve a intenção de fazer algo muito fora da realidade e sim, peças de roupas que podem ajudar e facilitar o dia a dia dessas pessoas, o moderno e o prático.

Inclusão na moda

Tudo milimetricamente pensado, a jaqueta que faz parte da coleção foi produzida com dois tipos de tecido, de um lado tricoline e de outro é couro, isso facilita o deficiente a identificar o lado da frente e das costas com maior facilidade. Já na calça, os botões são de elástico para que não haja problemas em fechar, sendo prático e economizando tempo.

No caso de um colete, como foi feito com muitos bolsos, cada um deles ganhou um alto relevo, para que nenhum passe despercebido. Todas as criações feitas pelos estilistas tiveram a parceria da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que visaram trazer auxilio para quem tem necessidades especiais. De acordo com uma declaração feita pelo empresário e diretor da Casa de Criadores, André Hidalgo, normalmente os estilistas não fogem dos temas, contudo, dessa vez por uma causa nobre, eles puderam encontrar novos meios de incluir esse público, e na realidade, pessoas com deficiência na moda é assunto que deve ser discutido com urgência.