sábado, abril 20, 2024
HomeEducaçãoEstão abertas as inscrições para a Olimpíada da Língua Portuguesa, realizada a...

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada da Língua Portuguesa, realizada a cada dois anos

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada da Língua PortuguesaA partir desta segunda-feira (24) estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O prazo vai até 30 de abril, e os interessados precisam se cadastrar no site www.escrevendoofuturo.org.br. Professores que quiserem aderir ao programa devem obrigatoriamente estar vinculados à adesão das redes de ensino público.

Podem participar professores e alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, e também os estudantes do ensino médio. Os concorrentes de 5º e 6º anos participam na categoria poema; Os alunos de 7º e 8º trabalham textos de memórias literárias e os do 9º ano do ensino fundamental desenvolvem crônica, igualmente aos estudantes do 1º ano do ensino médio. Os alunos do 2º e 3º ano participam na categoria artigo de opinião.

Oficinas de leitura e produção de textos, para preparar os alunos para a Olimpíada, devem ser desenvolvidas durante as aulas de língua portuguesa. Todo o material produzido para a disputa deve ser encaminhado às comissões julgadoras até o dia 15 de agosto. A Olimpíada de Língua Portuguesa terá cinco etapas de seleção dos textos.

Entre premiações individuais e coletivas, as escolas dos medalhistas vão ganhar laboratórios completos de informática, com dez computadores e impressora, além de projetor, telão e livros.

Olimpíadas de Matemática também têm inscrições abertas

As inscrições para a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas seguem abertas até 21 de março. Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e os do ensino médio das escolas estaduais, públicas municipais e federais podem participar. A primeira fase da disputa começa no dia 27 de maio.

Os estudantes concorrem a diversos prêmios, oferecidos de acordo com a classificação nas provas. Escolas, professores e secretarias municipais de educação que possuírem alunos premiados também receberão incentivos e prêmios.

A Olimpíada é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, e conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Promovem o evento o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e o Ministério da Educação.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias