Publicado em: quinta-feira, 15/03/2012

Estados Unidos têm 44 universidades em ranking das melhores do mundo

Foi divulgado ontem, quarta feira (14), o ranking que classifica as melhores Universidades do mundo, organizado pelo instituto britânico Times Higher Education. O ranking é elaborado com base numa pesquisa onde quase 17 mil universitários e pesquisadores foram entrevistados. A pesquisa abrangeu instituições de quase 140 países diferentes. O ranking com 100 instituições de ensino superior no país aponta a superioridade da educação superior dos Estados Unidos.

O grande líder na pesquisa são os Estados Unidos, que conseguiu entrar na lista das 100 universidades mais cotadas com 44 instituições. Harvard, a tradicional universidade americana, fica pela segunda vez no topo da lista. Além dela, outras três americanas permanecem entre as seis melhores do mundo.

Outras colocações

Depois dos Estados Unidos, outro país que vem bem cotado na lista é o Reino Unido, com dez universidades na lista das 100. Além de possuir duas inseridas entre as seis mais bem cotadas. Cambridge e Oxford ocupam, respectivamente, 3º e 6º lugar.

Devido a sua posição, o Japão ficou sendo o único país de língua não inglesa a entrar nas primeiras 10 posições, com a Universidade de Tóquio em 8º lugar.

Mesmo com o domínio dos povos anglo-saxões, fica também nítida um avanço da Ásia, devido principalmente à China, possuindo seus no total. Ao mesmo tempo em que algumas universidades americanas perderam as posições e duas britânicas que ficaram de fora da lista. Índia e Rússia não tiveram nenhum representante na lista.