sexta-feira, abril 19, 2024
HomeEconomiaEstá aberta consulta ao primeiro lote do imposto de renda

Está aberta consulta ao primeiro lote do imposto de renda

Está aberta consulta ao primeiro lote do imposto de rendaFoi liberada nesta segunda-feira, dia 10, pela Receita Federal, a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. O valor dos contribuintes inclusos neste primeiro lota estará na conta bancária informada na declaração na segunda-feira, dia 17. Além das restituições referentes a 2013, também será feito o pagamento dos lotes residuais correspondentes aos anos de 2008 até 2012.

Para descobrir se a restituição está incluída neste primeiro lote, o contribuinte precisa acessar o site da Receita Federal ou telefonar para o número 146, o Receitafone. No período da manhã da segunda-feira, o site da Receita chegou a ficar instável devido à grande quantidade de acessos efetuados.

O valor depositado terá correção pela Selic (taxa básica de juros), mas, depois de estar na conta não é mais atualizado. Ao todo, serão sete lotes mensais de restituição, entre os meses de junho a dezembro. A prioridade é para aqueles que entregaram a declaração antes, deficientes, idosos ou pacientes que possuem doenças graves. O contribuinte que não recebeu a restituição agora não ficou, necessariamente, retido na malha fina, embora possa haver esta possibilidade. A Receita oferece um sistema para averiguar se a declaração apresentou algum problema e ainda dispõe da possibilidade de corrigir o problema.

No primeiro lote do ano calendário 2012, exercício de 2013, 1.965.712 pessoas ganharão suas restituições, o que totalizará R$ 2,712 bilhões, já incluindo a correção pela Selic em 1,60%, correspondente a maio de 2013 a junho de 2013.

O valor ficará disponível na agência bancária por um ano. Se o contribuinte não resgatar o valor durante este período, só poderá fazê-lo através do Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), que está disponível no site da Receita. Em caso do contribuinte não concordar com o valor correspondente à restituição, deve primeiro receber o valor disponível no banco e em seguida reclamar sobre a diferença em um posto local da Receita Federal.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias