Publicado em: quarta-feira, 29/01/2014

Esqui: Laís Souza está em estado gravíssimo, mas consciente

Laís Souza está em estado gravíssimoApós o grave acidente sofrido na última segunda-feira (27), em Salt Lake City, nos Estados Unidos, onde treinava para os Aéreos de Esqui Estilo Livre, a atleta Laís Souza sofreu uma lesão na terceira vértebra da coluna cervical. Aos 25 anos de idade, a brasileira, que buscava uma vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, foi submetida a uma cirurgia para o realinhamento da cervical.

Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, Laís Souza está em estado gravíssimo, estável e consciente, mas ainda sob o risco de morte. Neste momento, a ex-ginasta respira com a ajuda de uma ventilação mecânica e não pode mover os braços e as pernas.

Laís Souza está sob os cuidados da médica neurointensivista, Dra. Holly Ledyard, e pelo médico neurocirurgião Dr. Andrew Dailey, da Universidade de Utah. Em nota divulgada pelo hospital, a atleta está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neurológica e conversou pouco com os médicos, utilizando poucas palavras para se comunicar.

O superintendente-executivo do COB (Comite Olímpico Brasileiro), Marcus Vinícius Freire, disse em entrevista à TV Globo, que Laís estava treinando numa pista normal de esqui, em Salt Lake City, sem dar saltos. Outro que está acompanhando o estado da atleta é o médico da Universidade de Miami, o brasileiro Antônio Marttos Jr, o qual já colocou o local à disposição para o tratamento de sua compatriota.

Mãe de Laís Souza deve a encontrar nos Estados Unidos nos próximos dias

O COB garantiu que os familiares de Laís Souza estão sendo atualizados sobre o seu estado de saúde e ainda ofereceu passagem de avião e hospedagem para eles, nos Estados Unidos. A mãe da ex-ginasta, Odete, vai aos Estados Unidos para acompanhar a filha, mas está esperando pela regularização de seu visto.