Publicado em: segunda-feira, 22/08/2011

Espírito Santo já registrou mais de 47 mil casos de dengue em 2011

O Estado do Espírito Santo já registra mais casos de dengue do que o total em 2010. De janeiro a agosto, foram registrados 47.689 casos da doença. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) infirmou que 3.078 casos são suspeitas da forma mais grave, como a dengue hemorrágica e a dengue com complicações.

Até o mês de agosto, o estado já registrou 21 óbitos causados em decorrência da infecção pela dengue. Em 2010, o estado todo registrou 14 mortes. Os municípios com maios numero de casos no espírito Santo, além da capital Vitoria, são: Alfredo Chaves, Mucurici, Nova Venécia, Ponto Belo e Viana.

Os índices indicam que o Espírito Santo é o segundo estado do Brasil com maior numero de casos notificados, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. No pais todo, cerca de 310 pessoas já morreram devido a infecção, represento 44% menos casos em relação a 2010.

Para combater o mosquito da dengue, é essencial que a população siga as medidas indicadas pelas Secretarias de Saúde, como manter reservatórios de água limpos, eliminar o lixo que possa fazer o acumulo de água e colocar areia em potinhos de vaso que podem juntar agua e servir como suporte para a reprodução do inseto.