Publicado em: terça-feira, 12/08/2014

Especialistas falam sobre quais combinações na alimentação são boas e ruins para o organismo

Especialistas falam sobre quais combinações na alimentação são boas e ruins para o organismoQuando se trata de comida, o brasileiro gosta é mesmo de combinar. Arroz com feijão, café com leite, cereal com iogurte e leite, são algumas das combinações que não podem faltar nas refeições, embora sejam considerados como “pares perfeitos”, analisando o valor nutricional de cada elemento, fica a dúvida: Será que a união desses alimentos é boa para o organismo?

De acordo com o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Ana Maria Lottemberg, existem alimentos que podem auxiliar na absorção do outro pelo organismo. Esses são chamados de “pares perfeitos”.

Os exemplos que podem ilustrar isso é a famosa combinação de feijão com arroz e feijão com vitamina C – limão, acerola, laranja, tangerina ou morango -, que podem ser ingeridas em forma de suco ou de frita mesmo. Essa junção é positiva, porque feijão não pode ser absorvido pelo organismo sozinho e para que isso aconteça, ele precisa passar por uma transformação química, e é aí que a vitamina C entra.

Ela é responsável por fazer essa transformação acontecer. O ferro que está no feijão, é essencial para o corpo porque possui a função de levar oxigênio aos tecidos. Para quem é vegetariano, essa é uma ótima opção porque também previne a anemia.

Combinações que devem ser evitadas por anêmicos

No caso do feijão e arroz tradicional, é uma combinação de pura proteína vegetal, agrupado a aminoácidos que se completam e formam uma ótima proteína. Os carboidratos, vitaminas e minerais ficam por conta do arroz. Com o café e leite não é diferente, para que o cálcio do leite seja absorvido pelo corpo, ele precisa de vitamina D, que o café dispõe e completa o processo.

Ana Maria aconselha que seja tomado mais leite e menos café. Mas para quem sofre de anemia, é preciso riscar da lista a combinação de espinafre com carne, outras combinações que podem não fazer bem nesse caso são: cereais com iogurte ou leite, refrigerante com queijo, chá com feijão e calda de pudim de caramelo com leite.