Publicado em: segunda-feira, 03/11/2014

Especialistas falam sobre a importância da higienização para evitar doenças em salões de beleza

Especialistas falam sobre a importância da higienização para evitar doenças em salões de belezaA sexta-feira, geralmente é o dia em que os salões de beleza ficam com a agenda lotada e há grande movimentação, todos querem dar uma repaginada no visual para passar o fim de semana. Mas além da beleza, é necessário se atentar à saúde e tomar alguns cuidados. De acordo com a dermatologista Márcia Puceli e a cabeleireira Jô Nascimento, doenças graves como hepatite, infecções, micoses e até mesmo Aids, podem ser transmitidas dentro de um salão. Por esse motivo é imprescindível verificar se os materiais foram higienizados adequadamente ou, se caso preferir, levar o próprio kit. Um exemplo disso, é o alicate de unha, que se não for muito bem higienizado, pode transmitir doenças, como a hepatite e a micose.

Especialistas alertam que eles nunca devem ser compartilhados, também é necessário observar se no salão há autoclave e se os produtos estão higienizados dentro de saquinhos, de qualquer foram, o conselho é que seja levado os próprios utensílios. No caso de lixas e palitos também podem ser contaminados e transmitir verrugas e micoses -, já que para os salões, o mais conveniente é reutilizarem, o melhor é também levar os próprios ou ficar atento se eles são descartáveis. Em relação ao esmalte, ele não transmite doenças, mas ainda assim é importante tomar cuidado com alergias.

Escovas de cabelo merecem cuidados

Os produtos que também devem ser levados de casa são os de maquiagem: pincéis, lápis e máscaras de cílios, eles podem transmitir conjuntivite e infecções, como o terçol. O batom também pode ser um transmissor de herpes, para evitar, o maquiador deve fazer uma remoção mecânica da camada superficial com um lenço de papel ou usar um pincel que seja descartável. Segundo a cabeleireira Jô Nascimento, há risco da falta de higiene das escovas de cabelo, quando não higienizadas, elas podem passar piolhos, foliculite e micoses.