sábado, abril 20, 2024
HomeSaúdeEspaços entre os dentes pode ser sinônimo de problemas na saúde bucal

Espaços entre os dentes pode ser sinônimo de problemas na saúde bucal

Espaços entre os dentes pode ser sinônimo de problemas na saúde bucalPara um sorriso bonito, é preciso muitos cuidados com os dentes. Há quem tenha dentes separados e não se importe, chamando-o de charme, mas também existem os que não gostam e tentam corrigir. O ortodontista e presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo Miyake e a reabilitadora oral Ana Paula Uzun explicam que mais do que um problema estético, o espaço entre os dentes pode ser também um problema de saúde e que deve ser corrigido. Segundo os especialistas, alguns casos podem ser somente estéticos no começo, porém, depois isso passa a afetar a funcionalidade da boca.

A falta de espaço entre os dentes chamado de ‘diastema’, é bastante comum em crianças que tem dentes de leite, entre os 5 e 7 anos de idade, mas também quando esses dentes começam a ter que dividir o espaço com os permanentes que estão nascendo, essa fase permanece entre os 9 ou 10 anos. Após essa fase, se o paciente continuar com o problema, deixa de ser comum e passa a ter que ser tratado por um especialista.

Duas situações

Se o diastema for nos dois dentes da frente, provavelmente a pessoa não terá maiores consequências e o tratamento pode ser feito com aparelho ortodôntico, de resina ou cerâmica, contudo, se o caso do diastema se der nos dentes de trás, então a saúde bucal pode ter problemas futuros. De acordo com o ortodontista André Tortamano, o risco de problemas é alto nesse caso porque os alimentos ficam parados entre os dentes e, se ficarem muito tempo perto da gengiva, podem causar dor e levar a uma inflamação. Se essa inflamação persistir, pode ocorrer ainda uma perda óssea, perda de sustentação e queda dos dentes.

Por isso, seja no caso de ter um espaço ou não, é fundamental manter uma boa higienização dos dentes e usar o fio dental. Um exemplo, é o do professor de música Wesley Penteado, o sorriso com a separação dos dentes nunca foi um incômodo para ele. Mas depois de procurar um dentista, ele aceitou começar um tratamento com aparelho ortodôntico e resina. O resultado agradou. Após juntar os dentes, ele parou de ter problemas e incômodos na hora de comer e até passou a sorrir mais nas fotografias.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias