Publicado em: segunda-feira, 30/07/2012

Esgrima é homenageada pelo Google

Esgrima é homenageada pelo GoogleO tema do doodle de hoje é a esgrima, um esporte que está presente nas edições dos Jogos Olímpicos desde 1896. Esta é apenas mais uma das homenagens do Google aos Jogos Olímpicos de Londres, sendo a esgrima o terceiro esporte olímpico que ilustra a página inicial do motor de busca. Outras homenagens foram realizadas nos dias 28 e 29, para o tiro com arco e natação.

Um doodle diferente por dia será elaborado pelo motor de buscas até o dia 12 de agosto, como homenagem às Olimpíadas de Londres. A esgrima funciona assim: o objetivo é tocar o adversário com a ponta da espada, tomando o devido cuidado para não ser tocado pelo rival.

A disputa da esgrima usa três armas conhecidas como branca, o saber, a espada e o florete. Somente para atingir o adversário com a parte da ponta, a espada e o florete podem ser usados. As competições masculinas começaram nas olimpíadas com o uso apenas do florete e do saber, sendo que a espada foi introduzida somente nos jogos olímpicos de 1900.

As Olimpíadas de Londres acontecem até o dia 12 de agosto. O número estimado de participação de atletas é em torno de 10,5 mil, de mais de 190 países. Foi reunida pelo Comitê Olímpico Brasileiro uma equipe de 259 atletas, doas quais mais de 120 são mulheres e os 136 restantes são homens. O Brasil estará disputando 32 modalidades.

Doodles

Os usuários agora já estão acostumados com as alterações no logo da página inicial do Google. A empresa já tornou um hábito a modificação do logo para a comemoração de datas importantes para toda a humanidade, que pode incluir desde aniversários de invenções e personalidade e até mesmo outros momentos marcantes na história mundial e local. Para isso, um design totalmente especial é desenvolvido para a data.

O primeiro doodle foi lançado em 1998, quando dois dos fundadores da companhia resolveram escolher uma forma diferente de informar os usuários da página que o site estava integrando um conhecido festival de contracultura nos Estados Unidos, brincando com o logo na página inicial.

Bastante simples, apenas colocando uma pessoa atrás da segunda letra O do nome, chamou muita atenção. O objetivo era apenas mostrar que os fundadores estariam ausentes do escritório naquele dia.

Entretanto, com a popularização dos doodles, agora em datas importantes os usuários já aguardam ansiosamente pelas mudanças no visual. O Google conta até com uma equipe grande de designer responsáveis por pensar nos doodles, cada vez mais criativos e em alguns momentos até interativos.