Publicado em: quarta-feira, 01/08/2012

Escritor Gore Vidal morre aos 86 anos

Escritor Gore Vidal morre aos 86 anosNa madrugada desta quarta-feira (1º), o escritor Gore Vidal faleceu em sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos. O norte-americano tinha 86 anos e faleceu morreu devido a uma pneumonia. As informações foram dadas pelo seu sobrinho Burr Steers, para o jornal “Los Angeles Times”. O escritor é considerado um dos maiores do século e começou a escrever poemas e contos muito cedo.

O primeiro romance escrito por Gore Vidal foi “Williwaw”, quando ele tinha somente 19 anos. A obra foi escrita na Segunda Guerra Mundial, quando o escritor estava a bordo de um navio. O romance tem como base justamente as experiências do autor na guerra e foi recebida muito bem tanto pela crítica quanto pelo público. Na década de 50, o escritor utilizava três diferentes pseudônimos para assinar suas obras.

Política

Gore Vidal também participou da política, sendo que em 1960 se candidatou, pelo partido Democrata, ao Congresso por Nova York, porém não se elegeu. Em 1982, o escritor se aposentou como senador da Califórnia e quase consegui um luar no Congresso. Seus ideais políticos estavam ligados ao combate do imperialismo e a luta pelos direitos das minorias do país.

Em 1995, o escritor norte-americano escreveu seu livro de memórias, intitulado “Palimpsest”. Em 2008, quebrou a coluna após uma queda em um restaurante em Los Angeles, e passou a usar cadeira de rodas para se locomover. Gore Vidal era primo do ex-vice-presidente norte-americano Al Gore, e também meio irmão da ex-primeira dama do país Jacqueline Kennedy.