Publicado em: sexta-feira, 04/04/2014

Escritor Gabriel García Márquez está hospitalizado na Cidade do México

Escritor Gabriel García Márquez está hospitalizado na Cidade do MéxicoDono de um prêmio Nobel de Literatura, o escritor Gabriel García Márquez, foi internado em Hospital da Cidade do Médico, na última segunda-feira, dia 1º, por conta de uma infecção respiratória.

O colombiano está com 87 aos e segundo a agência EFE, deve permanecer no hospital até a semana que vem. O seu filho, Gonzalo García Barcha, disso aos jornalistas que o pai enfrenta uma pequena infecção em seu sistema respiratório, enfrenta a doença há alguns dias e o caso merece atenção porque Gabriel García Márquez está velho e sua saúde está frágil, por isso ele foi hospitalizado.

O paciente está recebendo antibiótico, como qualquer outra pessoa, quando fica doente, está passando bem e consciente. A secretaria de saúde da Cidade do México divulgou nota informando que o escritor entrou no hospital apresentando desidratação e infecção nos pulmões e no sistema urinário.

A nota informa ainda que García Márques está respondendo de forma positiva aos tratamentos e a possibilidade de alta deve ser discutida em breve. Enrique Peña Nieto, presidente mexicano, afirmou através de seu Twitter que sou da internação do escritor e deseja que ele se recupere o mais rápido possível.

Gabriel José García Márquez, além de escritor, trabalhou como jornalista, editor e também foi político e ativista em seu país, a Colômbia. Ele é vendedor do prêmio Nobel de Literatura e também recebeu o Premio Internacional Neustadt de Literatura, pelo conjunto de seu trabalho e obra, que conta com alguns dos livros mais falados de todos os tempos, como Notícias de um sequestro, Memórias de Minhas Putas Tristes, O Amor os Tempos do Cólera e Cem Anos de Solidão.

O escritor é um dos principais nomes do gênero da literatura que se conhece como realismo mágico. Sua residência atual é no bairro da capital mexicana chamado Jardins do Pedregal, onde vive ao lado da esposa, Mercedes Barcha e tem sido visto e poucos eventos sociais e culturais.